Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Olá kitties :)
Hoje na rubrica “À Conversa com a Farmacêutica”, vamos falar sobre o Retinol – um composto muito conhecido pela sua grande eficiência no combate ao envelhecimento cutâneo (e não só).
Mas antes das funções, vantagens e cuidados no que toca à sua utilização, vamos falar um pouco sobre a sua constituição:
O Retinol é uma forma da Vitamina A (ou Vitamina A1). Atua no DNA da célula, estimulando/acelerando a renovação celular, o que, consequentemente, leva a um aumento da renovação da pele. Esta fica mais lisa, fina e uniforme.
A utilização contínua de Retinol aumenta os níveis de colagénio e elastina o que, concludentemente diminui as rugas causadas pelo fotoenvelhecimento.
Basicamente o que ele faz é eliminar as células mortas da nossa pele, de uma forma bastante rápida e eficiente. No fundo, é um esfoliante extremamente potente.
Alguns produtos com Retinol.
O Retinol é ainda muito utilizado no tratamento da acne, por ajudar a desobstruir os poros da pele e manter os níveis de óleo controlados. O Retinol pode também ser utilizado para remover cicatrizes deixadas pela acne, por estimular a renovação de novas células e eliminar as células mortas.
Precauções a ter com a utilização de Retinol:
- Durante o tratamento com Retinol, é EXTREMAMENTE importante usar sempre um protetor solar com alto SPF (50+, de preferência), de forma a prevenir manchas cutâneas, uma vez que o retinol deixa a pele muito mais sensível.
- O Retinol tende a deixar a pele ressequida e desidratada, o que pode causar algum desconforto ao longo do dia. É importante manter a pele hidratada para conseguirem tolerar da melhor forma este efeito menos agradável do retinol. Bebam muita água ao longo do dia e usem um bom creme hidratante.
- Pessoas que sofrem de pele sensível, reativa ou intolerante (ex: rosácea), devem evitar cremes com retinol, para não agravar estas características da pele.
- Não se preocupem se notarem uma ligeira descamação e vermelhidão ou mesmo formigueiro/picadinhas na pele, no início do “tratamento” com Retinol. Este efeito tende a diminuir à medida que a pele se habitua ao composto. Se agravar, convém reportarem ao vosso médico ou farmacêutico.
- Por vezes o Retinol não é bem tolerado, pelo simples facto de ser combinado com outros produtos dermocosméticos que amplificam a sua ação abrasiva. Por exemplo, no caso da acne, quem utilize produtos com retinol e ao mesmo tempo produtos com AHA e/ou Ácido Salicílico, pode notar um aumento exponencial dos efeitos adversos, como pele extremamente sensível e vermelha, devido á esfoliação química que estes compostos proporcionam. Por outro lado, o Peroxido de Benzoílo anula os efeitos do Retinol.
Muitas leitoras questionam-me sobre os efeitos do creme Ketrel. Decidi fazer aqui uma breve menção ao mesmo, para tirar algumas dúvidas.
Deixo aqui esta imagem que retirei do Blog Pormenores (by Fernanda Frade).
O Ketrel é um medicamento (em forma de creme) à base de Tretinoína (ou Ácido Retinóico). Para terem uma ideia, o Ácido Retinóico é um derivado do Retinol, mas os seus efeitos tanto na acne, como nas rugas e machas, são muito mais potentes e eficazes do que os do retinol. Desta forma, os efeitos secundários são também mais intensos, e, por esta razão, é vendido nas farmácias sob receita médica. O Ketrel é também usado para o tratamento de psoríase
A forma de aplicação deve ser aconselhada pelo médico. No entanto, para as meninas que usam Ketrel sem indicação médica, recomendo que usem este creme apenas à noite (e nos meses de maior frio – para evitarem alturas de maior intensidade solar). No dia seguinte, devem lavar bem a pele e colocar um protetor solar com SPF 50+ (POR FAVOR, NÃO SE ESQUEÇAM, uma vez que a vossa pele estará muito mais fragilizada e sem um protetor solar elevado, facilmente ficam com queimaduras e manchas). Em concomitância, devem usar um excelente creme reparador durante o dia, para compensarem os efeitos adversos causados pelo ketrel, como a grande descamação da pele e a alta sensibilidade e secura da mesma.
O Retinol não precisa de receita médica. Podem encontrar este composto em inúmeros produtos cosméticos disponíveis em farmácias/parafarmácias e perfumarias. No entanto, recomendo que tenham sempre atenção aos cuidados a ter durante a sua utilização.
E em caso de dúvida contactem o vosso farmacêutico.
Espero que tenha sido útil.
<3
Deixem sugestões para próximos temas que gostavam de ver esclarecidos na Rubrica
"À Conversa com a Farmacêutica".
Beijoca :*