Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Benefícios do Chocolate Preto (Cacau)

by: Cláudia Cozta, em 12.06.12

Olá meninas :)

Hoje vamos falar de chocolate.

Especialmente de Chocolate Preto e dos seus benefícios para a saúde. Apesar de não ser o tipo de chocolate mais desejado pela maioria das meninas (uma vez que é menos doce que o tradicional chocolate de leite), é excelente para a nossa saúde, quando consumido em doses moderadas.

 

 

Investigadores alemães e suíços demonstraram que comer chocolate preto habitualmente reduz o nível de stress e diminui o risco de sofrer doenças do coração. Concluíram que a dose de chocolate ideal para nos trazer benefícios é uma porção de 20g de três em três dias, ou seja, 6.7g por dia (que é basicamente um quadradinho de chocolate preto por dia). No entanto, a O.M.S. (Organização Mundial de Saúde) recomenda o consumo diário de até 30 g de chocolate preto para pessoas saudáveis e sem excesso de peso. Nada mau! Tendo em conta que muitas de nós passa dias-a-fio sem tocar em chocolate para evitar o sentimento de “culpa” logo a seguir. (Pelo menos falo por mim! Ups! :p)

 

SABIAS QUE:

 

1) O chocolate é bom para ativar o nosso cérebro, pois contém açúcar e pequenos doses de cafeína.

2) Comer chocolate também nos acalma e provoca uma sensação de felicidade, uma vez que contém substâncias que estimulam certas regiões do cérebro responsáveis por nos proporcionar sensações de bem-estar.

3) Os chocolates com mais de 60% de cacau são os melhores, pois não possuem manteigas nem gorduras acrescidas.

4) Chocolates de leite, branco, com amêndoas, etc. não são os mais indicados para serem comidos diariamente pois possuem muitas calorias extra e muito pouco cacau natural, que é o ingrediente que nos trás os benefícios para a saúde.

5) O cacau combate também os primeiros sinais de envelhecimento.

6) Outra vantagem no consumo de chocolate preto é o facto de auxiliar no tratamento contra a tosse, no controlo da tensão arterial e de diabetes, visto que o chocolate fornece uma maior capacidade ao corpo para metabolizar o açúcar.

7) O chocolate preto também contém na sua composição: feniletilamina. É uma substância natural produzida pelo cérebro humano, cuja produção aumenta quando a pessoa está apaixonada e pode ser encontrada na semente do cacau. Desta maneira, o chocolate pode ser considerado um antidepressivo natural e quando consumido exageradamente também pode levar a alterações de humor, passando da euforia inicial para a carência desse alimento no organismo, logo a seguir. Por isso Muita Calma Nessa hora…nada de comer chocolate à maluca!

8) A gordura do chocolate preto, comporta-se no organismo da mesma forma que uma gordura monoinsaturada, não elevando o colesterol.

9) O chocolate preto tem um índice glicémico moderado, sendo cerca de metade do índice glicémico do pão branco.

10) O chocolate branco, não deveria ser chamado de chocolate, pois não contém cacau na sua composição. É feito com imenso açúcar, manteiga de cacau e por vezes natas e leite condensado. Não possui nenhum dos benefícios do chocolate preto e tem um elevado índice glicémico.

 

O que me dizem meninas?

Beijoca :*

Autoria e outros dados (tags, etc)


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Último Vídeo