Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Contorno & Iluminação

by: Cláudia Cozta, em 01.03.14
Olá meninas :)

Hoje vamos falar de contorno e iluminação do rosto.

São dois passos super importantes na obtenção da tez perfeita, esculpida e saudável.

 

 

Pensem desta forma: nós temos cores e sombras naturais no nosso rosto. Somos naturalmente mais vermelhas na zona das bochechas, quando nos olhamos ao espelho de frente e com atenção conseguimos reparar facilmente que as zonas centrais do nosso rosto (cana do nariz, testa, queixo) são mais claras quando comparadas com as zonas que estão mais atrás (têmporas e cavidades das bochechas).

Quando aplicamos base, uniformizamos o rosto numa uma única cor, apagando muitas vezes os tons e sombras naturais do mesmo. Basicamente ficamos com uma “tela em branco”, sendo o objetivo do contorno e da iluminação (e mesmo do blush) trazer novamente a sua escultura e cor natural. Desta forma obtemos um efeito muito menos artificial (se os passos forem bem feitos – lembrem-se como em tudo, não queremos excessos).  

Com estas duas técnicas podemos também “aperfeiçoar” e disfarçar certas zonas do rosto, dando a sensação de cara mais magra, nariz mais fino e rosto mais esculpido no geral. 

 

Onde contornar/iluminar: 

 

  

 

O objetivo da iluminação é realçar/salientar as zonas que naturalmente são mais claras quando olhamos de frente para a luz, normalmente são as zonas mais “elevadas” e projetadas do rosto: zona central da testa, cana do nariz, osso da sobrancelha, zona central do queixo, ossos da bochecha, o triângulo inferior dos olhos (ao lado do nariz) e o arco do lábio superior.

Já o objetivo do contorno é “aprofundar”/esconder as zonas do rosto que naturalmente são mais escuras quando olhamos de frente para a luz. Basicamente é esta técnica que trás ao rosto as sombras naturais do mesmo, como as cavidades das bochechas, as têmporas, a linha do maxilar inferior e área inferior à mesma, as zonas laterais à cana do nariz, cantos da testa (onde começa o cabelo) e claro, as zonas profundas das pálpebras (côncavo e dobra da pálpebra superior), onde nós no dia-a-dia sem nos apercebemos, ao usarmos sombras, estamos a intensificar a profundidade dessa região.

 

Não há ninguém que possa generalizar onde fazer o contorno e iluminação, até porque todos os rostos são diferentes, tanto em formato como em cor. Tendo em conta os sítios onde aplicar estas técnicas que vos mencionei vocês próprias têm de praticar e testar em vocês e ver os passos que podem usar em vosso benefício e aqueles que podem evitar. Por exemplo, se têm a cara um bocadinho mais redondinha, usar o método de contorno das cavidades do rosto e iluminação dos ossos da bochecha vai ajudar a obter um efeito de cara ligeiramente mais magra e esculpida. Já as pessoas que têm um nariz muito fino e de cana bastante alta, provavelmente não irão beneficiar do contorno do nariz, já que vão reforçar essa característica, mas se por outro lado tiverem um nariz mais largo, estas técnicas serão quase como uma cirurgia sem faca (:P).

 

Basicamente é isto, tirem uns minutos para se observarem ao espelho com bastante atenção, de preferência de frente para a luz, olhem com cuidado e vejam todas as caracteriais que querem reforçar (iluminar) ou esconder (contorno) e adaptem estas técnicas e truques a vocês.

 

Quanto aos melhores produtos, acho que isso também é um gosto pessoal.

 

A Kim Kardashian é muito conhecida por usar estas técnicas.

 

  

  

   

Eu gosto de usar para iluminar produtos em creme, como corretores ou bases 1 a 2 tons mais claros que a minha base de escolha. Normalmente não uso produtos com muito brilho para iluminar o rosto, pois se não tiver cuidado facilmente se obtém o efeito Edward Cullen (Twilight), em que parecemos uma bola de luzes reluzentes. Não é nada natural. Por isso prefiro corretor ou base, que não tem brilho nenhum, para iluminar a cana do nariz, testa, queixo e triângulo inferior dos olhos. Usando apenas os produtos com brilho (pós iluminadores e cremes iluminadores) para iluminar o osso da bochecha (e nem é sempre).

 

Quanto aos produtos para contorno, eu adoro usar pós para contornar, são super práticos e fáceis de espalhar. No entanto, se quero algo mais perfeito, uso também corretor ou base, desta vez 1 a 2 tons (no máximo) mais escuros que o meu tom de base natural. Acho que usar pó para contornar com um produto em creme para iluminar, se não for bem feito, facilmente pode parecer artificial. Por isso, para um resultado mais natural e bonito, usar produtos com a mesma fórmula é sempre melhor. Eu é depende para onde estou virada, admito.

 

Quando uso produtos em creme, geralmente espalho-os com os dedos ou com um beauty blender (esponja em forma de ovo). Com produtos em pó, os pinceis são os meus melhores amigos.

 



Nunca se esqueçam é de se manterem sempre fiéis ao vosso tom de pele. Nada de dramatismo quando toca ao contorno e à iluminação, deixem isso para os olhos e lábios. Não vão usar 5/6 tons mais escuros para contornar, nem tons quase brancos para iluminar - fica super artificial e nada bonito. Mantenham-se sempre próximo da vossa cor natural, para poderem obter os melhores resultados.

 

E não se esqueçam, o truque de toda a maquilhagem é o ESPALHAR MUITO BEM.

 

Espero que seja útil e que tenham gostado :)

<3

 

Beijoca :*

Autoria e outros dados (tags, etc)


Comentar:

CorretorEmoji

Notificações de respostas serão enviadas por e-mail.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Blogger <3

12376419 557182974435211 4370242089371308149 n

My name is Claudia and I'm a 25 year old portuguese Pharmacist and Professional Makeup Artist. I've created this Blog so I could share with you some of my favourite things. Expect tutorials and content related to makeup, beauty, fashion and also lifestyle. Hope to see you soon <3

Casamento - Maquilhagem

Queres ser maquilhada por mim no teu dia de Casamento?

12647120 565181360302039 5768919290704991753 n

Segue-me


Follow on Bloglovin

Último Vídeo