Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




All About Primers

by: Cláudia Cozta, em 20.01.15

Olá kitties :)


As perguntas mais frequentes que recebo de leitoras, acreditem ou não, são sobre primers“O que é um primer?"; "Para que serve um Primer?"; “Qual o melhor primer para o meu tipo de pele?"; “Como e quando usar um primer?"; entre outras questões relacionadas com o tema.
Apesar de quase todas as marcas já fazerem os seus prórpios primers e já existir uma varieda absurda destes produtos no mercado, este parece ser um tema que ainda suscita algumas dúvidas, especialmente nas meninas que não têm o hábito de incluir um primer na sua rotina de maquilhagem diária.

  
Pois bem, decidi então trazer-vos um post inteiramente dedicado a primers. Espero que gostem e que possa ser útil para algumas de vocês.

 

10686608_414910795329097_8572050364555496224_n.jpg


Antes de mais, é importante responder à questão primordial: Afinal de contas, o que é um Primer?
Um PRImer é um produto cosmético usado com a finalidade de preparar a pele para receber a maquilhagem. Como o nome indica: “PRI”mer - uma mnemónica para não se esquecerem: PRI=PRÉ – ou seja, vem antes da base aka PRÉ-BASE!


Quais as funções principais de um primer:

 

  • Ajudar a melhorar a aparência da pele, de forma a não precisarmos de usar tanta base, corretor e afins.
  • Aumentar a longevidade (duração) dos produtos colocados posteriormente, nomeadamente: base, corretor e pó. (No caso dos primers de sombras, estes aumentam a longevidade das mesmas – as funções são iguais para ambos os tipos de primers, tanto de rosto como de olhos).
  • Agarrar melhor os pigmentos dos produtos que iremos pôr na pele.


Quais os principais tipos de primers:

 

  • Primer Universal: dá para todos os tipos de pele. É à base de silicone (normalmente é transparente, mas pode não ser). Proporciona uma sensação de veludo em contacto com a pele, originando uma “pelicula” uniforme para a base aderir. A sua função principal é aumentar a duração dos produtos (O ALL MAT da Make Up For Ever pode também ser usado como primer matificador).

Primers Universais.png

 

  • Primer Iluminador: este tipo de primers contêm geralmente pequenas partículas brilhantes na sua fórmula. São a escolha perfeita para tipos de pele seca ou com algumas despigmentações, pois fornecem um brilho saudável à tez e ajudam a disfarçar a aparência de pele seca e as zonas mais escuras das despigmentações. A principal função é rejuvenescer e iluminar a pele.

primer iluminadores.png

 

  • Primer Matificante: são os melhores amigos das peles oleosas ou problemáticas. Possuem normalmente sílica na sua formulação, o que ajuda a controlar a oleosidade ao longo do dia. Muitos deles ainda possuem a particularidade de disfarçarem os poros mais dilatados do rosto (na zona perto do nariz, testa e queixo), que são frequentemente visíveis neste tipo de pele.

 

primers matificantes.png

 

  • Primer Neutralizador: são os primers usados para corrigir o tom de pele. Nesta categoria entram os tão famosos BB e CC Creams (fiz um post a falar das principais diferenças entre estes dois tipos de cremes: aqui) entre outros.

 

primers neutralizadores.png

 

Onde aplicar primer: o primer pode ser aplicado em todo o rosto ou apenas em locais estratégicos, dependendo das vossas necessidades e dependendo da finalidade do primer. Um primer universal pode ser aplicado em todo o rosto ou apenas na zona T (testa, nariz e queixo), um primer iluminador pode ser aplicado em todo o rosto ou em zonas onde a pele é mais seca ou possui mais despigmentações. Da mesma forma, os primers matificantes podem ser aplicados por toda a tez ou apenas nas zonas mais oleosas. No entanto, se estes também disfarçarem os poros, não vejo grande necessidade de aplicar em zonas em que os poros não são naturalmente visíveis, pois não vão beneficiar do seu efeito (como as partes periféricas do rosto – acaba por ser um desperdício de produto). Já os primers neutralizadores de cor, aconselho a aplicarem apenas em locais problemáticos. Por exemplo se têm rosácea nas bochechas, devem aplicar um primer esverdeado apenas nessas zonas, e não nas restantes partes do rosto em que não possuem este problema. Se for preciso, combinem primers, consoante as diferentes necessidades da vossa pele. Por exemplo, se a vossa pele é mais oleosa no centro da cara e os poros são muito visíveis, usem um primer matificante que disfarce os poros dessa zona, e se têm a restante pele do rosto muito seca, que tal usar um primer iluminador? Às vezes faço isso - combino primers diferentes, conforme as diferentes necessidades da minha pele - e funciona lindamente.

pink-green-and-lilac-primers.jpg

 

A minha experiencia pessoal: eu tenho uma variedade deles, pois gosto de experimentar diferentes marcas, texturas e acabamentos para poder aconselhar. Os meus favoritos são os primers matificantes que disfarçam a aparência dos poros (ou não fosse a minha pele uma fonte de óleo ambulante, não é verdade!?). Costumo usar todos os dias, especialmente quando sei que vou estar muitas horas fora de casa, pois faz de facto a diferença no que toca à duração (e aspeto) da base. Noto também que preciso de menos quantidade de base quando uso um primer (logo, poupo mais base), conseguindo esticá-la e espalhá-la muito melhor. E se pensarem que a vossa cara é uma esponja, cheia de micro poros, é fácil entender que quando aplicam base, parte dela, tendencialmente, é absorvida e acumular-se-á nesses poros. No entanto, se usarem um primer, este vai “selar” os vossos poros e quando aplicam a base, essa parte já não é absorvida – logo, precisam de menos quantidade (espero ter sido clara e sucinta na explicação xD).
Tenham sempre em conta que cada pele é diferente, sendo que o que funciona otimamente para mim pode não funcionar para vocês e vice-versa.

 

Na hora de escolherem um primer convém conhecerem bem a vossa pele, assim como as necessidades da mesma e saberem bem aquilo que pretendem. Tendo esses tópicos todos estipulados, e agora com alguns conceitos mais claros (espero eu :p ), poderão escolher o primer ideal para a vossa pele.

 

Bem, acho que falei do essencial.

Espero mesmo que tirem algum proveito deste post e não se esqueçam de me dizer se gostaram.

<3


Beijoca :*

Autoria e outros dados (tags, etc)


13 comentários

Sem imagem de perfil

De silviabia a 20.01.2015 às 18:22

Adorei o post Cláudia!! Muito bom e mesmo muito completo :)
Eu sou uma pessoa que não dispensa mesmo o primer, acho que faz mesmo diferença!
Beijinho grande*
Imagem de perfil

De Cláudia Cozta a 21.01.2015 às 15:32

Oh Sílvia, tão bom que gostaste! Agradeço-te assim, IMENSO, teres deixado um comentário! Nem imaginas! <3
E concordo plenamente contigo, acho mesmo que um bom primer, especialmente quando é o adequado para a nossa pele, faz mesmo toda a diferença!
Beijão :*
Sem imagem de perfil

De Sandra Cardoso a 20.01.2015 às 18:42

Obrigada pelo post, está top!!! Realmente tenho tido dificuldade em controlar a minha oleosidade, só há pouco tempo é q soube q o ideal era usar um primer antes de aplicar o BB cream (pensava q só era usado por quem coloca base). Ainda assim, sinto necessidade de usar um pó p matificar. O q aconselhas? Qual usas? Bj grandeeee
Imagem de perfil

De Cláudia Cozta a 21.01.2015 às 15:42

Olá Sandra,
antes de mais um enorme obrigada pelo comentário, fico super feliz que este post tenha sido útil.
Em relação a isso dos bb creams, na minha opinião, nem sempre se justifica a utilização de um primer antes de usar um BB, pois muitos deles funcionam já como primers. Depende também da finalidade do BB cream - isto é, se usares um BB cream sozinho para substituir uma base, aí sim, aconselho usar um primer (talvez matiticante, no teu caso) para aumentares a duração do BB Cream (que normalmente já possuí alguma cobertura). Se pelo contrário, usares base e bb cream e ainda fores por um primer antes do bb cream, acho que já são demasiados produtos!
Para matificar o rosto, o ideal é um pó fixador - que absorva os óleos naturais que são produzidos pela pele ao longo do dia (e deve ser usado depois da base , ou se só usares BB Cream, após a aplicação do mesmo)!
Eu gosto do pó translucido (um pó branco solto) da MAKE UP FOR EVER - O HD! No entanto, se for aplicado em demasia pode fazer aquele efeito "cara de farinha" nas fotografias. Mas gosto imenso dele, pois absorve o óleo todo.
Também gosto muito do "The porefessional agent zero shine" da Benefit, e tem uma embalagem fantástica para trazer na carteira e ir retocando ao longo do dia!
Espero ter ajudado <3
Mil beijinhos :*
Sem imagem de perfil

De Sandra Cardoso a 21.01.2015 às 15:52

Obrigada pela resposta gigante linda :-D :-D Só uso BB e como tenho a pele mista a oleosa aconselharam-me a experimentar colocar primer. O pó q uso p matificar é da Catrice, mas parece não resultar mt bem comigo. Sei q esse da Benefit deve ser mt melhor e o da Makeup Forever tb, pena o preço...precisava de uma solução menos dispendiosa, mas quem sabe um dia compre!!! Obrigada, mais uma vez :-* ♥
Sem imagem de perfil

De Andreia Carrilho a 21.01.2015 às 09:07

Adorei!

Que post fantástico! Nada cansativo de ler, super acessível e com a informação necessária para tirar a maior parte das dúvidas! Muito obrigada! :)
Imagem de perfil

De Cláudia Cozta a 21.01.2015 às 15:43

Eu é que agradeço <3 MUIIITO
Sem imagem de perfil

De Jessy a 21.01.2015 às 10:09

Opaaaa tenho tanta Inveja de puderes usar primers! A pele fica sempre mais bonita!!

Eu tenho o "that gal" da benefit e deixa a minha pele com uma cor um bocado esquisita...
E tambem comprei um da loreal (que tem uma embalagem vermelha) e umas horas depois de o usar, comecei a ficar cheia de borbulhas nas areas onde tinha posto (na t-zone)!!

Decidi dar à minha mãe e depois ela veio ter comigo a reclamar porque tinha lhe feito exactamente a mesma coisa... Ooopsss hahahahah

Adorei o post... Fez-me reponderar os primers ;)
Xoxo jessy

Imagem de perfil

De Cláudia Cozta a 21.01.2015 às 15:45

:p tão bom que gostaste Jessy!
Pois há realmente certos produtos que podem causar essas reações (e não são só os primers).
Um bom primer, quando é bem escolhido, isto é, quando é escolhido é função das necessidades da nossa pele é sempre uma mais valia, a meu ver!
Pondera os primers sim :P mas como em tudo, podes não acertar logo a primeira no primer certo!
beijoca :*
Sem imagem de perfil

De Marylise a 21.01.2015 às 11:16

ADOREI O POST!!!!!! Eu por acaso...depois de teres aconselhado usar Primer no teu Work shop em Figueiro dos Vinhos, comprei um Primer Universal: da Sephora. Pois achei que para começar a usar, era um preço mais accessivel.
ADOREI aquela sensaçao de veludo que deixa na pele....e realmente é uma POUPANCA de base ENORME ;o)
Pensava que os primers eram todos universais.....este post veio mesmo a calhar!!! Pois agora com o que explicaste, a minha proxima compra sera um primer illuminador... ;o)
Imagem de perfil

De Cláudia Cozta a 21.01.2015 às 15:48

Adorei o comentário :D
Fico tão contente que tenha sido útil, que nem imaginas!!!
Obrigada do fundo do coração!!
Esse da sephora, eu gosto imenso! E sim, poupa imensa base :P
UM MILHÃO DE BEIJOS
Sem imagem de perfil

De felicidade santos a 31.07.2015 às 09:22

Olá Cláudia,
Gostei mesmo muito deste post, a minha pele é seca e é uma pele madura...tinha algumas reservas em usar este tipo de produto com receio que evidenciassem os sinais de idade ... tenho que experimentar os iluminadores porque se a função é rejuvenescer e iluminar é o que a minha pele precisa, beijinhos.
Imagem de perfil

De Cláudia Cozta a 08.08.2015 às 10:12

Obrigada pelo comentário, Felicidade :)
Depois quero saber se gostaste dos primers Iluminadores.

Muitos beijinhos :*

Comentar post



Blogger <3

12376419 557182974435211 4370242089371308149 n

My name is Claudia and I'm a 25 year old portuguese Pharmacist and Professional Makeup Artist. I've created this Blog so I could share with you some of my favourite things. Expect tutorials and content related to makeup, beauty, fashion and also lifestyle. Hope to see you soon <3

Casamento - Maquilhagem

Queres ser maquilhada por mim no teu dia de Casamento?

12647120 565181360302039 5768919290704991753 n

Segue-me


Follow on Bloglovin

Último Vídeo