Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




ACNE: Tipos, Tratamento & Mitos

by: Cláudia Cozta, em 15.05.16

Olá kitties :)

 

Hoje venho falar-vos um pouquinho sobre algo que afeta muitas de nós – a ACNE.

 

header-types-of-acne-886x590.jpg

Decidi fazer este artigo, pois pelo que tenho lido por aí, noto que há muitas meninas com dúvidas no que toca a distinguir e identificar tipos de Acne. Espero ajudar-vos e esclarecer-vos melhor com este post.

 

Durante o meu estágio em farmácia comunitária, das coisas mais frequentes que me apareciam, eram pessoas (jovens adolescentes, e mesmo mulheres e homens com idades mais avançadas) com Acne, à procura de cremes milagrosos para este problema.

Pois bem, a Acne (sim, diz-se “A Acne” e não “O Acne”, se quisermos dizer corretamente xD) é considerada uma doença inflamatória crónica. Desta forma, não se resolve, nem se trata do dia para a noite. É preciso sermos consistentes e pacientes com o tratamento e com a nossa rotina de pele, para que possamos ver resultados a seu tempo.

 

A Acne afeta cerca de 85% da população para terem uma ideia, tanto pessoas do sexo masculino como feminino.

 

Existem 3 tipos de ACNE:

 

- Retencional – onde predominam os pontos negros e os microquistos (aquelas mini borbulhinhas com relevo, mas sem cabeça branca) – e parece-me que é neste tipo que surgem as maiores dúvidas. Pois pelo que percebo, muitas meninas têm este tipo de acne, mas não o identificam como tal, uma vez que pensam que não é Acne.

iStock_000055314172_Medium.jpg

(Em cima, pontos negros. Em baixo, microquistos)

transferir.jpg

 

- Inflamatório – onde predominam as borbulhas vermelhas, inflamadas e com pus – aquele acne mais exacerbado que vemos muitas vezes em adolescentes (e não só).

 

acne_rosto__a9f908ac0a.jpg

 

Acne-and-pimples-Treatment.jpg

 

- Misto ou Juvenil – onde predominam todas as lesões mencionadas anteriormente.

 

23

 

A oleosidade está sempre presente nestes três tipos de Acne, uma vez que o aumento de sebo (gordura) é um dos fenómenos que leva ao desenvolvimento desta doença. Por isso, um dos objetivos principias dos tratamentos tópicos (com cremes e afins), passa por controlar e tentar diminuir esta oleosidade excessiva.

 

Então e como fazer uma rotina de pele adequada a uma pessoa com qualquer um dos três tipos de Acne, perguntam-me vocês? Muito simples…

 

mulher-limpando-rosto-maeteria.jpg

 

 

1º Limpeza do Rosto: lavar a cara de manhã e à noite (não exagerem nas lavagens, pois pode não ser benéfico para a vossa pele) com cuidados próprios, não oleosos.

 

2º Hidratar a Pele com um produto NÃO oleoso (pois uma pele oleosa muitas vezes é rica em gordura, mas não é rica em água (hidratação) – não confundir os termos “Nutrição” com “Hidratação”. TODOS os tipos de pele precisam de Água (Hidratação)).

 

3º Proteção solar – muito IMPORTANTE para não ficarem com manchas/marcas no rosto. Optem por protetores solares não oleosos, com SPF elevado e apliquem sempre de manhã, antes de saírem de casa. Oiçam o que vos digo. Mais tarde agradecem-me!

 

______________

 

Em casos mais graves de ACNE, recomendo sempre a ida a um dermatologista. Muitas vezes, o medicamento de eleição é a Isotretinoína (medicamento sujeito a receita médica). Este medicamento é realmente ótimo a diminuir a acne. No entanto, tem um efeito secundário um pouco desagradável, que é secar demasiado a pele – as meninas que fazem este medicamento, sabem-no bem.

Mas não se preocupem, muitas marcas hoje em dia já têm referências próprias para um tipo de pele acneíca, sujeita a esta medicação. E para estes casos, bálsamos labiais extra nutritivos são uma compra fundamental, assim como cremes hidratantes e reparadores, adequados a uma pele com Acne.

O creme Hyseac R da Uriage ou o Effaclar H da La Roche-Posay, são excelentes opções para quem faz Isotretinoína.

 

18712745-girl-with-a-pimple--Stock-Vector-acne-car

 

Mitos e Conselhos:

 

Um dos maiores mitos que existe sobre a Acne é que esta é contagiosa – isto é mentira. É verdade que em alguns tipos de acne existe uma bactéria que se coloniza à superfície da pele. No entanto, isto não faz desta doença contagiosa. Podem dar beijinhos de "bom dia" à vossa amiga, que não vão ficar com Acne, só porque ela tem.

 

Outro mito é relativamente à esfoliação. Muitas vezes leio: "pessoas com acne não devem usar esfoliantes". Vamos lá ver… Isto aplica-se a quem tem Acne Inflamatório, uma vez que as partículas existentes nos esfoliantes iriam, naturalmente agravar esse tipo de Acne. No entanto, usar um bom esfoliante, uma a duas vezes por semana, nos casos de Acne Retencional (à base de pontos negros) é um dos passos mais indicados na rotina de pele, destas pessoas.

 

Esqueçam as pastas de dentes para secar as borbulhas, pois estas têm fluor, que pode deixar mancha na vossa borbulha. Isso era antigamente. Agora há marcas que fazem cuidados localizados para quando vos aparece uma borbulha “chata”, como a Pasta S.O.S. da Uriage ou o Effaclar A.I. da La Roche-Posay, por exemplo.

 

Usar maquilhagem também é permitido, desde que não se esqueçam de limpar muito bem a pele à noite.

 

E o último cuidado que vos posso transmitir é evitar, AO MÁXIMO, espremerem as vossas borbulhas e pontos negros. Aliás, evitem mesmo tocar na pele do rosto com as mãos. As nossas mãos estão sempre sujas e cheias de oleosidade, que naturalmente vão agravar o estado de uma pele acneica.

 

transferir (1).jpg

 

Bom, sei que o post foi longo e cheio de informação, mas espero honestamente ter sido útil pelo menos para algumas de vocês.

 

Adoro-vos Kitties e já sabem, olhem e estimem a vossa pele

<3

 

Beijoca :*

Autoria e outros dados (tags, etc)


8 comentários

Sem imagem de perfil

De felicidade santos a 15.05.2016 às 16:19

Obrigada pelo post, muito interessante e muito útil. neste momento estou a usar o Kétrel e já vejo algumas melhoras!
Imagem de perfil

De Cláudia Cozta a 15.05.2016 às 22:09

Obrigada pelo meu comentário querida Felicidade <3
Mil beijinhos
Sem imagem de perfil

De Beatriz Amaral a 28.05.2016 às 21:12

Olá o que recomendas para as manchas derivadas do acne?
obrigada :)
Imagem de perfil

De Cláudia Cozta a 05.06.2016 às 21:51

Olá Beatriz,

Experimenta a gama Pigmentclar da La Roche-Posay. É excelente.

http://www.laroche-posay.pt/produtos-cuidados/Pigmentclar/Manchas-r1396.aspx

Beijinhos
Imagem de perfil

De Mónica a 29.05.2016 às 22:15

Gostei bastante do post, muito educativo e bastante fácil de entender....
Mas, e para quem só tem borbulhas (com pus e tal) naquela altura do mês e não consegue não as espremer? Algum conselho? Confesso que já usei mil e um produtos que prometem "secar" as borbulhas, mas ao fim de dois dias com ela igual ou às vezes ainda maior, acabo por pegar em dois algodões, meter álcool e espremer até não haver amanhã.... :/
Imagem de perfil

De Cláudia Cozta a 05.06.2016 às 21:55

Olá querida Mónica,

Espremer é sempre a pior das soluções :/ eu sei que custa resistir, especialmente quando as borbulhas têm a "cabeça" branca.

Experimenta a pasta S.O.S da Uriage. Aplica em camada grossa sobre a borbulha durante a noite. Durante o dia, aplica a solução alcoólica que vem no bi-stick, um produto dois em um (de um lado tem uma solução secante e do outro lado um corretor para disfarçar a borbulha) da Uriage. Ajuda a secar também. Assim atacas de manhã e à noite.

Vou deixar os links aqui para ti.

pasta: http://www.uriage.com/PT/pt/produtos/hyseac-pate-sos
stick: http://www.uriage.com/PT/pt/produtos/hyseac-bi-stick

Espero ter ajudado.

Beijinhos
Sem imagem de perfil

De Catarina a 08.06.2016 às 12:17

Obrigada pelo post Claudia, tiraste-me muitas duvidas!

Seria interessante fazeres um video com a tua rotina de limpeza de pele diária!

Beijinhos!
Imagem de perfil

De Cláudia Cozta a 13.06.2016 às 01:08

Olá minha querida :)
Muito obrigada pelo comentário. Fico super contente que tenhas gostado.
Irei fazer. Já tenho programado um vídeo :p hehe

Beijinhoosss <3

Comentar post



Blogger <3

12376419 557182974435211 4370242089371308149 n

My name is Claudia and I'm a 25 year old portuguese Pharmacist and Professional Makeup Artist. I've created this Blog so I could share with you some of my favourite things. Expect tutorials and content related to makeup, beauty, fashion and also lifestyle. Hope to see you soon <3

Casamento - Maquilhagem

Queres ser maquilhada por mim no teu dia de Casamento?

12647120 565181360302039 5768919290704991753 n

Segue-me


Follow on Bloglovin

Último Vídeo