Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




À Conversa com a Farmacêutica - Retinol & Ketrel

by: Cláudia Cozta, em 18.01.17

Olá kitties :)


Hoje na rubrica “À Conversa com a Farmacêutica”, vamos falar sobre o Retinol – um composto muito conhecido pela sua grande eficiência no combate ao envelhecimento cutâneo (e não só).


Mas antes das funções, vantagens e cuidados no que toca à sua utilização, vamos falar um pouco sobre a sua constituição:

 

pele-seca-e1420820977322.jpg

 

O Retinol é uma forma da Vitamina A (ou Vitamina A1). Atua no DNA da célula, estimulando/acelerando a renovação celular, o que, consequentemente, leva a um aumento da renovação da pele. Esta fica mais lisa, fina e uniforme.

A utilização contínua de Retinol aumenta os níveis de colagénio e elastina o que, concludentemente diminui as rugas causadas pelo fotoenvelhecimento.

Basicamente o que ele faz é eliminar as células mortas da nossa pele, de uma forma bastante rápida e eficiente. No fundo, é um esfoliante extremamente potente.

Sem Título.png

Alguns produtos com Retinol.


O Retinol é ainda muito utilizado no tratamento da acne, por ajudar a desobstruir os poros da pele e manter os níveis de óleo controlados. O Retinol pode também ser utilizado para remover cicatrizes deixadas pela acne, por estimular a renovação de novas células e eliminar as células mortas.


Precauções a ter com a utilização de Retinol:


- Durante o tratamento com Retinol, é EXTREMAMENTE importante usar sempre um protetor solar com alto SPF (50+, de preferência), de forma a prevenir manchas cutâneas, uma vez que o retinol deixa a pele muito mais sensível.

- O Retinol tende a deixar a pele ressequida e desidratada, o que pode causar algum desconforto ao longo do dia. É importante manter a pele hidratada para conseguirem tolerar da melhor forma este efeito menos agradável do retinol. Bebam muita água ao longo do dia e usem um bom creme hidratante.

- Pessoas que sofrem de pele sensível, reativa ou intolerante (ex: rosácea), devem evitar cremes com retinol, para não agravar estas características da pele.

- Não se preocupem se notarem uma ligeira descamação e vermelhidão ou mesmo formigueiro/picadinhas na pele, no início do “tratamento” com Retinol. Este efeito tende a diminuir à medida que a pele se habitua ao composto. Se agravar, convém reportarem ao vosso médico ou farmacêutico.


- Por vezes o Retinol não é bem tolerado, pelo simples facto de ser combinado com outros produtos dermocosméticos que amplificam a sua ação abrasiva. Por exemplo, no caso da acne, quem utilize produtos com retinol e ao mesmo tempo produtos com AHA e/ou Ácido Salicílico, pode notar um aumento exponencial dos efeitos adversos, como pele extremamente sensível e vermelha, devido á esfoliação química que estes compostos proporcionam. Por outro lado, o Peroxido de Benzoílo anula os efeitos do Retinol.


Muitas leitoras questionam-me sobre os efeitos do creme Ketrel. Decidi fazer aqui uma breve menção ao mesmo, para tirar algumas dúvidas.

 

dscn3019-640x426.jpg

Deixo aqui esta imagem que retirei do Blog Pormenores (by Fernanda Frade).


O Ketrel é um medicamento (em forma de creme) à base de Tretinoína (ou Ácido Retinóico). Para terem uma ideia, o Ácido Retinóico é um derivado do Retinol, mas os seus efeitos tanto na acne, como nas rugas e machas, são muito mais potentes e eficazes do que os do retinol. Desta forma, os efeitos secundários são também mais intensos, e, por esta razão, é vendido nas farmácias sob receita médica. O Ketrel é também usado para o tratamento de psoríase

A forma de aplicação deve ser aconselhada pelo médico. No entanto, para as meninas que usam Ketrel sem indicação médica, recomendo que usem este creme apenas à noite (e nos meses de maior frio – para evitarem alturas de maior intensidade solar). No dia seguinte, devem lavar bem a pele e colocar um protetor solar com SPF 50+ (POR FAVOR, NÃO SE ESQUEÇAM, uma vez que a vossa pele estará muito mais fragilizada e sem um protetor solar elevado, facilmente ficam com queimaduras e manchas). Em concomitância, devem usar um excelente creme reparador durante o dia, para compensarem os efeitos adversos causados pelo ketrel, como a grande descamação da pele e a alta sensibilidade e secura da mesma.



O Retinol não precisa de receita médica. Podem encontrar este composto em inúmeros produtos cosméticos disponíveis em farmácias/parafarmácias e perfumarias. No entanto, recomendo que tenham sempre atenção aos cuidados a ter durante a sua utilização.

E em caso de dúvida contactem o vosso farmacêutico.


Espero que tenha sido útil.
<3

 

Deixem sugestões para próximos temas que gostavam de ver esclarecidos na Rubrica
"À Conversa com a Farmacêutica".

 


Beijoca :*

Autoria e outros dados (tags, etc)


13 comentários

Sem imagem de perfil

De Joana Richard a 20.01.2017 às 14:56

Olá :)

Adorei o post... E o mais engraçado é que comecei a usar o Ketrel há uma semana.

Eu sempre tive a pele com alguma sensibilidade e supostamente com a idade vai se piorando a situação, mas o que eu sinto desde que uso o ketrel é nada! não sinto picada descamação, nada, é normal? Pode estar a ter efeito na mesmo, mesmo que eu não o sinta?

Obrigada :)
Imagem de perfil

De Cláudia Cozta a 25.01.2017 às 19:55

Olá Joana,

Não te preocupes. Cada pessoa reage de forma diferente. É ótimo sinal não estares a sentir desconforto nenhum nesta primeira semana de utilização, uma vez que me disseste que tens pele sensível.

Podes vir a sentir eventualmente ou até podes mesmo não sentir de todo. Tem a ver com a tolerância da tua pele.

Continua a usar, certinho, com as devidas precauções. Vais ver efeitos. E se não tiveres desconforto nenhum durante o tratamento, melhor ainda :)

Beijoca
Sem imagem de perfil

De Cristina Sousa a 21.01.2017 às 21:18

Ótima informação
🌸💕🌸💕🌸💕
Imagem de perfil

De Cláudia Cozta a 25.01.2017 às 19:52

Obrigada querida Cristina :*
Sem imagem de perfil

De Sara Rodrigues a 24.01.2017 às 02:35

Olá!
A minha dúvida é se devemos usar protector solar também nos dias em que não saímos de casa, uma vez que estamos sempre na proximidade de janelas.
Obrigada.
Beijinhos
Imagem de perfil

De Cláudia Cozta a 25.01.2017 às 19:53

Olá Sara,

Questão muito pertinente a tua. E a resposta é SIM! Devemos sempre utilizar protetor solar durante o dia, mesmo não saindo de casa. A radiação solar passa à mesma através das janelas e pode danificar a pele.

Beijinhos
Sem imagem de perfil

De Joana Richard a 28.02.2017 às 21:50

Obrigada :) adorei o post e o blog vou continuar a seguir :) e o ketrel sendo tão acessível de preço vou continuar a usar claro... Bjs Joana R
Imagem de perfil

De Cláudia Cozta a 04.03.2017 às 20:19

Obrigada pelo feedback Joana.
Um grande beijinho
:*
Sem imagem de perfil

De Inês a 10.04.2017 às 16:52

Olá. :)

Post bastante informativo! Dúvida: Gostava de saber se a tretinoína que se usa no ketrel é a mesma coisa que a isotretinoína oral. Ouvi falar dos muitos efeitos colaterais que esta última pode ter e estou com um bocado de receio de usar o ketrel.

Obrigada desde já!

Sem imagem de perfil

De Helder a 05.07.2017 às 08:01

Bom dia , tenho sempre muito cuidado com a pele, sem borbulhas . Apenas algumas rugas de expressão . Será que posso usar o creme ,?
Sem imagem de perfil

De Carina Vasconcelos a 13.09.2017 às 12:15

Bom dia Cláudia,

Tenho algumas cicatrizes de acne e algumas manchas que tive na adolescência e, agora aos 27anos, algumas rugas de expressão.
Entre o Ketrel e o Differin , qual, na sua opinião, acha por bem usar ?

Obrigada :)
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 30.01.2018 às 18:50

olá Claúdia,

Estou a usar Ketrel quase à um mes, gostaria de saber se há algum incoveniente, em fazer o buço a cera quente, no decorrer do tratamento com Ketrel.

obrigada,
VS
Imagem de perfil

De Cláudia Cozta a 17.02.2018 às 21:00

Boa Tarde querida VS,

Peço desculpa estar a responder tão tarde à sua mensagem, mas andei uns tempos ausentada do Blog e só hoje vi a sua pergunta.

Espero ainda ir a tempo de a ajudar.

Relativamente ao seu receio em fazer o buço com cera quente, estando a usar ketrel há um mês - é realmente um receio pertinente.

Vamos ver porquê: Ao utilizar KETREL, verifica-se uma diminuição do estrato mais externo da nossa pele, a Epiderme, derivado a um fenómeno denominado "Turnover epidermico" ou Renovação Celular, onde se verifica uma esfoliação química da pele derivada do Ácido Retinóico presente no KETREL.
Consequentemente isto faz com a nossa pele fique mais sensível e frágil às agressões e factores externos. Desta forma, a utilização de um protector solar de elevado SPF é obrigatória durante a utilização de KETREL. Mas OBRIGATÓRIA, mesmo!!!
Quando se verifica uma agressão física, como uma depilação com cera quente (ou fria), e, sabendo que as células da epiderme estão menos coesas (derivado da esfoliação continua que está a ocorrer), a intensa descamação da pele é uma consequência verificada. Logo, a cera quando puxa o pelo, acaba também por puxar uma camada de células da epiderme mais grossa do que seria de esperar se não estivéssemos a fazer um tratamento com KETREL.
Isto pode fazer então com que a pele fique bastante vermelha, irritada, dorida e ainda, em alguns casos extremos, poderá sangrar.
O que recomendo nestes casos, é suspender o creme com Ácido Retonóico que estejam a usar por 15 dias, antes de fazerem a depilação com cera, de forma a estes acontecimentos não se verificarem.

Beijinhos e espero ter ajudado

Comentar post



Blogger <3

12376419 557182974435211 4370242089371308149 n

My name is Claudia and I'm a 25 year old portuguese Pharmacist and Professional Makeup Artist. I've created this Blog so I could share with you some of my favourite things. Expect tutorials and content related to makeup, beauty, fashion and also lifestyle. Hope to see you soon <3

Casamento - Maquilhagem

Queres ser maquilhada por mim no teu dia de Casamento?

12647120 565181360302039 5768919290704991753 n

Segue-me


Follow on Bloglovin

Último Vídeo