Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Livro DIVERGENTE de Veronica Roth - Review

by: Cláudia Cozta, em 24.05.12

Olá meninas :)

O post de hoje é muito diferente daqueles que vocês estão habituadas a ver aqui no blog. Vou fazer o review de um livro que li em dois dias e que A-M-E-I. E garanto-vos que se eu não o li em menos tempo foi mesmo porque tinha imensas coisas para fazer, para terem uma noção do quanto me envolvi na história.

 

Nome do livro: DIVERGENTE (original: Divergent) – é o primeiro livro da Trilogia

Autora: Veronica Roth (tem apenas 22 anos)

 

É um sucesso mundial, está a fazer concorrência à autora que escreveu a serie TWILIGHT, entre outros. A obra consta em várias listas de melhores do ano – Amazon, Goodreads, Publishers Weekly, Barnes & Nobles, entre outras. Chegou mesmo ao Nº1 do top do The New York Times.

Já está á venda em Portugal e conquistou o 1º lugar do TOP Fantástico da FNAC.

 

 

 

«Maravilhoso, perigoso e enérgico, com uma intensa história de amor a que não consegui resistir!».


Os direitos para cinema foram vendidos antes mesmo de o livro ser publicado.

Por isso aguardem o filme meninas.

 

Resumo:

Beatrice Prior, personagem principal do livro, vive com a sua família numa cidade do futuro, ao que hoje chamamos Chicago. A sociedade foi dividida em 5 fações (os Abnegados, os Cândidos, os Cordiais, os Eruditos e os Intrépidos) com o objetivo de controlar os impulsos mais irracionais e manter o equilíbrio social. Cada fação tem a missão de cultivar uma virtude humana: o Altruísmo, a Sinceridade, a Amizade, a Inteligência e a Coragem, respetivamente.

Neste mundo insólito, Beatrice e a sua família são membros dos Abnegados. Vivem sem prejudicar os outros, sempre dispostos a serem altruístas e sem esperarem nada em troca. Mas Beatrice não se sente confortável. Sente que algo não está bem.

Ao completar 16 anos, Beatrice será chamada a participar na Cerimónia da Escolha. É nessa altura que deverá decidir se quer seguir os Abnegados ou mudar de fação. Porém, ela sabe que, se escolher a segunda opção, terá de abandonar os pais e esquecer o seu passado. 

Com esta dúvida, Beatrice vai passar as provas de seleção e tomar a decisão mais inesperada. A partir desse momento, ela mudará radicalmente. Passará a chamar-se Tris e embarcará na aventura mais fascinante e perigosa da sua vida. Mas enquanto Tris assume a sua nova vida e conhece um rapaz que vai destruir todos os seus planos, a sociedade é ameaçada por um movimento que poderá destruir tudo o que ela ama.”

 

Minha opinião:

Achei o livro fascinante e uma história extremamente cativante. Adorei como a autora descreve a evolução da Beatrice ao longo do livro, a aceitação e a mudança quase que radical daquilo que foi durante 16 anos, ao viver com os Abnegados e daquilo com que se depara numa fação tao diferente e oposta da sua (não posso dizer qual é).

Adorei ler as peripécias entre ela e o seu tutor (Four), de 18 anos e claro, da cumplicidade que surge entre eles em certos momentos tão difíceis, ao longo de todo o livro.

Uma das coisas mais fascinantes para mim, relativamente a toda a história, é como Veronica Roth consegue projetar-nos tão intensamente para dentro desta “nova sociedade”, fazendo o leitor acreditar que uma sociedade dividida em 5 características, pode resultar e ser possível. Este é o grande problema de alguns autores, que criam e descrevem certas sociedades que honestamente não fazem sentido nenhum e torna-se francamente complicado imaginarmo-nos a viver nelas. Por isso: Parabéns Veronica!

 

SPOILERS:

  

No fim do livro acontece algo inesperado e chocante que vai de certeza desenrola-se no segundo e terceiro livros.

Há uma altura do livro em que Beatrice descobre que a cidade onde vivem as 5 fações está cercada por um muro e é guardada pelos Intrépidos (os corajosos) como se eles tivessem a proteger a cidade constantemente do que está lá “fora” mantendo todos em segurança. Mais á frente, ela vê que aquilo que tranca esses muros está do lado de fora e não do lado de dentro, como se os estivessem a manter todos “presos” em vez de ser ao contrário, como ela pensava.

Acho que foi a maior pista que consegui tirar do livro para aquilo que acredito que será o segundo livro: INSURGENT, ainda não está disponível em português, mas eu já o comprei no iTunes e vou começar a lê-lo Hoje :D. Quem sabe depois faça um review também.

 

Mais sobre cada fação

  

 

  



 

Quem gosta de livros tipo THE HUNGER GAMER (Jogos da fome) acho que vai adorar este livro. Qual fação pertenceriam se vivessem nesta sociedade meninas? Eu acho que escolhia os CORDIAIS. E quem vai ler o livro depois deste review?

 

Depois digam-me se gostam de posts deste tipo.


Beijoca :*

Autoria e outros dados (tags, etc)


9 comentários

Sem imagem de perfil

De Liliana Oliveira a 30.05.2012 às 20:50

Fiquei interessada !
Vou ler assim que começar o Verão :D
Obrigada ! Adorei o post e espero por mais do género :D

Muitos Beijinhoos *

Liliana Oliveira | OriSugest
http://orisugest.blogspot.pt/
Imagem de perfil

De Cláudia Cozta a 30.05.2012 às 22:56

Olá Liliana :)
Fico super contente que tenhas gostada :)
Acho que vais gostar ainda mais quando leres o livro, depois diz-me o que achaste.
Beijoca :*
Sem imagem de perfil

De Liliana Oliveira a 30.05.2012 às 23:01

Agora só irá ser possível no Verão , mas já está na leitura obrigatória , graças a ti :)

Muitos Beijinhoos *

Liliana Oliveira | OriSugest
http://orisugest.blogspot.pt/
Sem imagem de perfil

De Mariana a 26.06.2012 às 00:50

nk
Sem imagem de perfil

De Mariana a 26.06.2012 às 00:52

Olá, já li o livro"Divergente" adorei!!! E portanto estou desejosa de saber quando saí o segundo, será que me pode dar essa informação?
Imagem de perfil

De Cláudia Cozta a 27.06.2012 às 22:41

Olá Mariana :)
Antes de mais, peço imensa desculpa por só estar a responder ao comentário agora. Mas tem-me sido mesmo muito difícil arranjar tempo para o blog ultimamente.
Respondendo à pergunta, eu recentemente fui à fnac saber disso, e foi-me informado que a tradução para português do segundo livro que se chama "INSURGENT", só sairia lá mais para o fim do ano, tipo Novembro ou Dezembro.
Não sei até que ponto é que não é capaz de sair mais cedo uma vez que tem sido um dos best sellers do momento nos EUA.
De qualquer das formas há sempre a possibilidade de encomendar o livro em Inglês pela fnac. Eu comprei o 2º livro em Inglês, pelo iTunes, pois sai mais barato. Não aguentei esperar.
Mas podes ir estando atenta ao blog, pois mal saía o livro cá em Portugal eu vou logo fazer um review. hehe!
Beijoca :*
Sem imagem de perfil

De Mayara a 13.07.2012 às 04:25

Oi *-* Eu gostaria muito de saber onde você comprou o livro "Divergente"... Foi online ou em alguma livraria? Agradeço desde já *-*
Imagem de perfil

De Cláudia Cozta a 14.07.2012 às 01:10

Olá Mayara :)
Comprei o livro DIVERGENTE numa livraria, aliás até foi na secção de livros do Pingo Doce (pois é bem mais barato que comprar nas livrarias).
No entanto, o segundo livro da saga (INSURGENT) ainda não chegou cá a Portugal (pelo menos traduzido), mas como não aguentei esperar comprei-o no iTunes.
Mas o livro Divergente encontras em qualquer livraria, sim. A menos que esteja esgotado.
Mais alguma dúvida em que possa ajudar, não existes em deixar um comentário ou mandar um e-mail para female.fashion.lovers@hotmail.com
Beijoca :*
Sem imagem de perfil

De fbr55ymbi a 08.11.2012 às 21:01

ola, onde posso ler o livro online?

Comentar post



Blogger <3

12376419 557182974435211 4370242089371308149 n

My name is Claudia and I'm a 25 year old portuguese Pharmacist and Professional Makeup Artist. I've created this Blog so I could share with you some of my favourite things. Expect tutorials and content related to makeup, beauty, fashion and also lifestyle. Hope to see you soon <3

Casamento - Maquilhagem

Queres ser maquilhada por mim no teu dia de Casamento?

12647120 565181360302039 5768919290704991753 n

Segue-me


Follow on Bloglovin

Último Vídeo