Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Previne e combate o ACNE

by: Cláudia Cozta, em 18.11.11

Olá meninas :)

Há uns tempos foi-me pedido por uma leitora para fazer um post com dicas para ajudar no combate do acne. Eu achei esta ideia muito interessante e eu própria já tinha considerado falar sobre este tema, pois infelizmente a grande maioria das meninas já lidou (ou ainda lida) com este inimigo. Eu fui uma delas. Nunca tive acne muito invasivo, mas sim, tive bastantes borbulhas no rosto durante a minha adolescência, especialmente nas zonas mais oleosas da cara (testa, nariz, queixo, têmporas) e nas costas.

Há que ter em conta que depois de um longo processo de tratamento, o acne, quando finalmente desaparece, acaba sempre, ou quase sempre, por deixar pequenas marcas no rosto (onde estiveram as borbulhas) é claro que as meninas que costumam espremer borbulhas e pontos negros, acabam por ter marcas mais profundas, maiores e mais difíceis de “curar”, por isso, EVITEM FAZE-LO. Há formas de tratamento e cremes óptimos para ajudar no desaparecimento dessas “cicatrizes”, mas isso ficará para outro post. Hoje irei focar apenas algumas formas de tratamento contra borbulhas e pontos negros. Espero que seja útil.  

 

Causas do aparecimento de borbulhas e pontos negros – O acne em si

 

Os pontos negros assim como as borbulhas aparecem devido à obstrução dos poros com a acumulação de partículas do ar ou com secreção sebácea que o nosso corpo produz constantemente, isto provoca a dilatação dos poros levando então à formação do tão indesejado acne. Este tem vários graus:

Grau I – quando ainda só existem os pontos negros, sem inflamação.

Grau II – aparecimento das borbulhas, já com inflamação.

Grau III – acumulação de borbulhas em zonas diferentes do rosto, estas começam a ganhar pus, a inflamação aumenta.

Grau IV – acumulação de várias borbulhas, em zonas localizadas do rosto, são grandes e muitas vezes dolorosas, com um elevado grau de inflamação. Estas são as que deixam as maiores cicatrizes.

 

O Tratamento

  • Os tratamentos de cosmética (cremes, mascaras etc.) são apenas eficientes para o acne de grau I e II.
  • Os graus mais elevados de acne devem ser tratados com a ajuda de um dermatologista que o mais certo é recomendar medicamentos de uso local para desobstrução dos poros e controle da proliferação bacteriana.
  • Os estágios mais intensos também podem ser combatidos com outras tecnologias, como a Fototerapia Anti-acne que consiste na emissão de uma luz de alta potência que destrói e impede a reprodução da propioniubacterium acnes, que são as bactérias que estão na origem do acne. Além da eficácia, este tratamento apresenta outras vantagens: não provoca qualquer tipo de irritações cutâneas, nem foto-sensibilidade, nem dor, e não é necessária medicação antibiótica. Não interfere de maneira nenhuma com a vida do paciente.
  • A prevenção é uma das armas para se tratar do acne. Isto inclui limpeza e cuidados específicos diários, como uma dieta sem gorduras. O ideal é eliminar as toxinas do corpo ao máximo. Eu quero enfatizar bem esta parte, pois é mesmo necessária uma limpeza do rosto todos os dias, sem excepção.  
  • Evitem colocar as mãos no rosto com muita frequência, pois elas contêm sujidade e óleo que iram contaminar os poros, e nós não queremos isso.
  • Há uma seria de produtos que podem usar par limpar bem e a fundo o vosso rosto todos os dias, o ideal é fazerem a vossa rotina duas vezes por dia, de manha e de noite, mas se não for mesmo possível as duas vezes, uma é mesmo essencial, e de preferência á noite que é quando vamos dormir que a nossa pele melhor absorve os produtos que lhe pomos. Uma óptima ferramenta de limpeza é o Cleansing & Polishing Tool da SIGMA, vejam na imagem, e aqui.

____________________________________________________________________________________

 

Comecem com uma máscara facial. Não têm de a fazer todos os dias, duas a três vezes por semana é o suficiente. Uma boa solução são as mascaras caseiras faciais, vou aqui indicar algumas: 

  • MÁSCARA MAÇÃ E MEL

Ao juntar o poder revitalizante da maçã com as propriedades suavizantes e cicatrizantes do mel, obtêm-se como resultado, uma pele mais luminosa, nutrida, menos oleosa, em que as borbulhas tendem a secar!
Preparação: Triturar uma maçã descascada e sem pevides, e juntar-lhe duas colheres de mel. Depois, aplicar sobre uma pele previamente limpa de todas as impurezas e deixar actuar cerca de 15 minutos.

  • MÁCARA DE TOMATE

O tomate é um dos produtos naturais mais eficazes contra o acne e a pele oleosa! As suas substâncias ácidas ajudam na remoção do excesso de oleosidade, produzidos pelas glândulas sebáceas, que são responsáveis pela obstrução os poros.

Preparação: esmagar um tomate ou parti-lo em fatias muito finas, e colocá-lo sobre a face previamente lavada (ou então, apenas sobre as borbulhas). Deixar actuar durante cerca de 10 minutos.

  • Outra boa solução são as mascaras da LUSH aqui para situações menos agressivas de acne. 

____________________________________________________________________________________

 

Usar um bom esfoliante é muito importante para eliminar as peles antigas e ajudar a renovar as novas, ajuda também a retirar dos poros as particulas de sujidade que lá se encontram. Escolham um de acordo com o vosso tipo de pele. Aconselho a usar todos os dias (uma vez por dia).

  • Uma das minhas sugestões é o T tree TONER TAB da LUSH aqui. Existem muitos outros no mercado muito bons também.

 ____________________________________________________________________________________

 

Outro bom investimento, é optarem por comprar os produtos contra acne da linha Clean&Clear ou da CLINIQUE (são as minhas favoritas, e já usei as duas). É essencial que usem os produtos todos da mesma marca, por exemplo se usam um tónico da Clena&Clear não devem usar o creme contra as borbulhas da CLINIQUE, pois os produtos de cada linha anti-acne de uma dada marca, têm formulas especificas na sua constituição que foram feitas para trabalhar em conjunto, desta forma é mesmo importante que ao investir, invistam num pack da mesma marca, mesmo que optem por outra marca que não estas que indiquei. 

Linha Clean&clear - Johnson’s e Johnson

 

Descrição: Produtos especialmente formulados para limpar e, ao mesmo tempo, tratar a pele com tendência ao acne e oleosidade. Possui ácido salicílico, que penetra nos poros, ajudando a interromper o ciclo de manifestação da acne e oleosidade.

 

 

Linha Clean&Clear Advantage Johnson’s e Johnson

 

Descrição: Linha que reduz aparência de borbulhas da noite para o dia. É composta pelo gel de tratamento – age rapidamente na redução da vermelhidão e inchaço das borbulhas em 8 horas – e o gel de limpeza anti-acne, que limpa e trata a pele simultaneamente. Isso graças à exclusiva tecnologia Acelera Complex, que combina activos de ingredientes naturais e ácido salicílico para actuar com eficácia em todas as etapas de formação da acne – um dos motivos de maior preocupação e insatisfação dos jovens. 

 

____________________________________________________________________________________

 

Tenham atenção que os tratamentos anti-acne demoram um a três meses a ter efeitos notórios, às vezes mais, dependendo do tipo de pele, por isso nada de desistir ao fim da primeira semana se não virem resultados. Paciência é a chave para uma pele bela e sem acne.

Boa sorte!

 

Beijoca :*

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)


Comentar:

De
(moderado)
Este blog tem comentários moderados.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.
Comentário
Máximo de 4300 caracteres
Inserir emoticons

O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.


Blogger <3

12376419 557182974435211 4370242089371308149 n

My name is Claudia and I'm a 25 year old portuguese Pharmacist and Professional Makeup Artist. I've created this Blog so I could share with you some of my favourite things. Expect tutorials and content related to makeup, beauty, fashion and also lifestyle. Hope to see you soon <3

Casamento - Maquilhagem

Queres ser maquilhada por mim no teu dia de Casamento?

12647120 565181360302039 5768919290704991753 n

Segue-me


Follow on Bloglovin

Último Vídeo