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Salada de frutas com iogurte

by: Cláudia Cozta, em 11.10.11

Olá a todas mais uma vez. Peço desculpa pelas horas que estou a publicar o post, mas não me foi mesmo possível aceder à internet mais cedo.

De há uns dias para cá tenho comido muita fruta. Especialmente agora que regressámos todas ao "trabalho"e com os dias de calor que ainda se fazem sentir, acho que a fruta é sem dúvida uma melhor opção que os bolos para as refeições pequenas, como os lanchezinhos a meio da manha ou da tarde. Para além disso, são uma rica fonte de vitaminas e excelentes nutrientes para o organismo.

No entanto, às vezes canso-me de comer sempre, apenas e só uma peça de fruta quando faço os meus lanchinhos, prefiro uma pequena tacinha com uma maior variedade de frutas.

A minha mãe faz um doce com frutas e com chantilly, que eu A-M-O de coração. Muitas de vocês já devem conhecer, e é a coisa mais simples de fazer.

Ela basicamente escolhe três ou quatro frutas da época, e corta-as em bocados consideravelmente grandes, mas em vez de misturar as frutas todas (como na tradicional salada de frutas), deixa-as em camadas. Desta forma vocês podem ver as diferentes camadas de frutas. No topo, depois das frutinhas já todas cortadas no recipiente, ela adiciona uma boa camada de chantilly, e por fim coloca ou bolacha Maria ralada ou pedacinhos de fruta, muitos pequeninos (eu pessoalmente prefiro os pedacinhos de fruta à bolacha).

 

 

Acho que uma das razões que faz com que eu goste tanto deste doce, deve-se à sua apresentação. É verdade, e está comprovado, que quando vocês olham para um prato (neste caso um recipiente), onde a comida está muito bem confeccionada, o alimento em si, mesmo que não seja dos vossos preferidos, torna-se mais “apelativo”.  É uma boa opção se vocês preferem outro tipo de alimentos menos saudáveis à fruta: olham para o recipiente e TCHANAN, não resistem :P. Não admira que a comida Gourmet tenha tantos fãs.

 

Dica 1: em vez de chantilly, optem pelo iogurte, Grego, ou mesmo Magro (no caso de não quererem mesmo calorias adicionais).

 

Dica 2: se as frutas que escolherem para fazer este doce estiverem muito maduras, espremam um pouco de limão (pouco mesmo) por cima das frutas, antes de colocarem o chantilly /iogurte no topo.

 

Dica 3:  evitem adicionar açúcar às frutas, pois ao contrário da salada de frutas, queremos evitar o "sumo". (O açúcar em contacto com as frutas, uma vez que estas são ricas em água, cria um gradiente de pressão osmótica, fazendo com que o líquido das frutas se desloque para o exterior, daí termos tanto sumo nas saladas de frutas. Neste caso, repito, não queremos isso.

 

Bom, depois de um conselho destes quem vai resistir à fruta? Eu já me rendi :)

 

Não se esqueçam de deixar um comentário. E diferentes sugestões para comer furta, de uma forma fácil e equilibrada?

 

Beijoca :*

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1 comentário

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De Andreia a 18.10.2011 às 11:17

Parece-me bastante acessivel e fácil de transportar. Adorei a ideia! Obrigada.

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